quarta-feira, 10 de setembro de 2008

La Roja


Assistir a uma partida das eliminatórias da copa aqui no Chile é muito diferente de assistir a um jogo da seleção brasileira no Brasil – a menos que seja a final da Copa do Mundo. Aqui sempre parece a final da Copa do Mundo!!! Os jogos da ‘Roja’, como é chamada a seleção chilena, são grandes eventos. As pessoas assistem com a familia ou junto a um grupo de amigos, fazem churrascos ou se reúnem no centro da cidade para acompanhar num telao estilo Times Square, depois vão para a Plaza Italia celebrar.

Minha primeira experiência com os jogos da Roja nas eliminatórias foi em novembro, quando o Chile jogou com o Uruguai, e por uma semana só se falava sobre isso nos noticiários. Era um adversario forte e um bom resultado seria importante. Fui convidada a assistir ao jogo na casa da familía de um amigo, em Valparaíso. Não recordo a ordem dos gols, mas ate perto do final estava 2 x 1 para o Chile, e o Uruguai empatou nos últimos minutos. E todos ficaram felizes com o resultado.

Os chilenos são bastante humildes quando se trata de futebol. Vários já vieram se justificar para mim, dizendo que gostam muito do esporte, apesar de não terem jogadores tão bons quanto os brasileiros, nem equipes de expressão internacional.

Por isso, o jogo Brasil x Chile pelas eliminatórias foi bastante aguardado. Pelo momento que o Brasil enfrentava, os chilenos realmente acreditavam que poderiam ganhar. Ou ao menos empatar. Ou perder por uma diferença pequena. Os três gols e o sambinha no Estadio Nacional magoou, mas também serviu de motivacao extra para o jogo seguinte, com a Colômbia.

(Pelos sites dos jornais brasileiros, dava pra perceber a diferença. No Brasil, a vitória foi tratada como uma obrigação, um dever cumprido).

O jogo dessa quarta, 10 de setembro, foi diferente. Vencer a Colômbia era importante, e a goleada de 4 x 0 deixou os torcedores, tanto os presentes ao estádio como nas ruas e bares, muito felizes. Minha roomate disse que amanha as pessoas vao sair para trabalhar e estudar contentes.

Ja o Brasil jogou num Engenhao vazio, sob vaias da torcida, e empatou com um time fraco. Nada de ingressos esgotados, nada de pessoas se reunindo em pracas para assistir...



4 comentários:

pitanga disse...

Nossa, quem diria vc postando sobre futebol!!
Mas uma coisa é certa: fora do país eu iria fazer QUESTAO de ver os jogos do Brasil e torcer mt!

Alfredo Dimatina disse...

y como estuvo o churrasco na minha casa?? :D .... lástima que perdimos, pero espero que lo hayas pasado bien de todas maneras.
parabens por seu blog!

Ana e Daniela disse...

Bem, eu torci para a Bolívia...
Num buteco em Vila Isabel...

RPR disse...

Só falta você fazer uma resenha do próximo jogo do Botafogo... rs

Quanto ao jogo do Brasil, nem vi. Odeio a seleção brasileira, nunca dá emoção, nem em copas do mundo hoje em dia. Se tivesse passado o jogo do Chile aqui porvavelmente teria visto, porque essas seleções jogam com mais raça, vale mais a pena.