quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Chile, por que não?

Desde que anunciei que ia me mudar para o Chile, a pergunta que mais fizeram foi: "Por que Chile?" E seria fácil dar uma resposta a la Priscilla e dizer "why not?", mas a verdade é que são muitas razes, e a idéia do blog é tratar um pouco delas. Relatar a vocês um pouco mais desse pais que comecei a estudar e me identificar há 12 anos, por causa de um trabalho escolar. E que depois da primeira visita que fiz, em novembro de 2007, me arrebatou por muitas razoes, mas principalmente pela personalidade. Um pais que tem humildade para assumir suas fraquezas, coragem para protestar as coisas que não lhe agradam, e orgulho de sua identidade.

O patriotismo aqui é muito forte, e contagia. Quando começamos a entender um pouco da historia, da resistência contra a colonização espanhola, a dureza e crueldade do golpe militar e da era Pinochet, é mais fácil compreender porque eles reclamam, protestam, vão as ruas e jogam bombas... eles sabem que hoje tem o poder de escolher seus governantes, e quando tomam decisões que não lhes agrada, eles mostram seu descontentamento.

A idéia é usar esse espaço para contar um pouco do passado e, principalmente, do presente desse país que nutre uma grande admiração pelo Brasil e pelos brasileiros, mas um sentimento que acaba não sendo reciproco, mais por desconhecimento do que por pura antipatia (como no caso da Argentina). Além disso, compartilhar com vocês - amigos, parentes e ilustres desconhecidos - um pouco dessa nova fase da minha vida.

9 comentários:

RPR disse...

Se tudo der certo, em janeiro estarei aí para conhecer o país e te fazer uma visita. Você fala tão bem daí que já me deparei várias vezes nos últimos tempos pesquisando sobre o país, sobre Santiago... enfim. Se tudo der certo... janeiro de 2009!

pitanga disse...

Tb espero poder te visitar logo e conhecer esse país tao interessante!!

Unknown disse...

Gostei muito da descripcao do Chile tudo é verdade, Santiago é uma cidade que tem personalidade e achei ao povo chileno como um povo cheio de paixao politica e sem medo a dizer o que pensa isso é uma caracteristica muito admiravel deles. Sigue aprendiendo mucho de ellos amiga y despues ven a mi país a comparar. Mucha suerte

Ana e Daniela disse...

Que ótimo!!!!
Assim a gente mata um pouquinho da saudade...

Anônimo disse...

Em março deste ano, tive o imenso prazer de conhecer este país. E isso aconteceu graças a você Paula, que foi uma das motivações para que isso acontecesse justamente pela sua experiencia em nov/2007 e fez não só a minha cabeça como a do André com as histórias e as suas maravilhosas fotos. Hoje posso dizer que somos apaixonados pelo Chile e já planejamos nossas próximas férias para descobrir lugares tão lindos como Cerro de Santa Lucia (lugar apaixonante) deste país tão instigante. Paula desejo muita sorte nessa etapa da sua vida.
Saiba que estaremos acompanhando aqui (com saudades) todo esse processo.
Um grande beijo e até ano que vem aí em Santiago. Vamos beber (Pisco Sour), cair e levantar. Rs!

Anônimo disse...

Que lindo Paula que tenha esse amor e admiração pelo Chile e seu povo e agora está ai, vivendo esse amor, conhecendo esse povo de verdade... eu um pouco te entendo porque tive um sentimento parecido pela Argentina (mas nunca maior do que o tenho pelo Rio, hehe)... bem, são maravilhosos nossos hermanitos da América Latina!!
Boa sorte!
Beijos,
Cristiana

Anônimo disse...

Eu imagino o Chile assim como descreveu. Deve ser muito bom estar morando em um país onde o índice de conscientização política é tão grande, ainda mais por parte dos jovens. Imagino que é um lugar onde uma jovem jornalista como vc realmente deseja obter experiências! É isso aí Paula, parabéns e boa sorte no seu mestrado!
Bjss da Fê "Souza"

Giselle de Almeida disse...

É isso aí, aproveita, menina! E pelo visto visitas não vão faltar...

beijos

Unknown disse...

Gostei muito desse escrito. Un abrazo e desejo o melior pa' seu Chile.