domingo, 26 de outubro de 2008

Eleições

Assim como no Brasil, hoje também foi dia de ir às urnas aqui no Chile, para escolher alcades (prefeitos) e consejales (que sao como vereadores, digamos).

Desde que cheguei aqui venho tentando entender a estrutura do sistema de partidos, o processo eleitoral, e embora ainda nao esteja expert no assunto, já posso fazer algumas comparaçoes:

- O que mais me impressionou de início é a divisao administrativa da Regiäo Metropolitana de Santiago. Como mencionei em um outro post, Santiago tem uma populaçäo como a da cidade do Rio de Janeiro, cerca de 6 milhoes de pessoas. Mas enquanto o Rio tem 1 prefeito para toda essa gente, Santiago tem 34, um para cada comuna. A comuna onde vivo, Providencia, tem aproximadamente 12 km2, e tem seu próprio alcade. (só para fazer uma breve comparacao, Jacarepagua tem 72 km2. Somente Copacabana tem quase 8 km2). Umas 5 quadras ao sul comeca Ñuñoa, uma outra comuna, com outro alcade, outros impostos etc... Eu sei que cheguei a Ñuñoa quando a ciclovia piora de condicoes...

- Aqui você nao é obrigado a votar. Para votar, é preciso registrar-se, mas uma vez que você se registra, aí é obrigado a votar pelo resto da sua vida. Sério, na zona onde votaram minhas roomates tinha umas senhoras beirando um século de vida.

- Por nao ser obrigatório o voto, a participacao dos jovens na política é pequena. Perguntei a vários colegas hoje se tinham votado e muitos disseram que nao, porque nao confiam nos políticos, dizem que todos tem idéias ultrapassadas etc. Reclamam, mas nao se envolvem no processo para tentar modificá-lo.

- Creio que a maior parte das pessoas que votou hoje se inscreveu para votar pela primeira vez no plebiscito de 1988, quando os chilenos foram em massa às urnas dizer NAO à ditadura de Pinochet.

- O sistema de convocacao de mesários é parecido com o do Brasil, mas nem todos os convocado comparecem, Entao, quem vota cedo pode ser "convidado" a ficar de mesário todo o dia. Pelo menos, eles pagam 7 mil pesos, quase uns 30 reais.

- O voto aqui ainda é em cedula de papel. Quando fecham a sessao eleitoral, os votos sao contados, o que dá um resultado inicial. O presidente de mesa leva esses votos pra casa, e no dia seguinte se reune com os outros presidentes de mesa da mesma comuna e é feita uma nova contagem dos resultados. A confirmacao final sai cerca de dois dias depois.

- Me informaram que os Consejales se reúnem com os Alcades apenas 4 vezes por mês, e o salário nao é tao ruim...

- Na comuna de Santiago - Centro, que é exemplo para todo o país, foi eleito um alcade do partido da direita, um golpe para Bachelet e que pode significar que o partido que governa atualmente nao eleja o sucessor da presidenta.

OBS: As velhinhas de Providencia reelegeram pela 4a vez consecutiva o sr. Cristian Labbé, do partido de direita e militar aposentado.

Nenhum comentário: