quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O produto é o mesmo, mas o nome... Quanta diferenca!!!

Um passeio cultural bastante interessante em qualquer país, ou mesmo em outros estados, é fazer uma visita ao supermercado, a uma feira livre... porque artesanato é quase o mesmo em qualquer parte da America Latina (independente da tribo indigena que vivia no local e só varia um pouco em relacao a riquezas naturais). É no supermercado que voce entende melhor habitos do dia-a-dia e percebe como o neoliberalismo e as multinacionais fazem quase o mundo inteiro comer as mesmas coisas.

Talvez as minhas amigas que estao passeando pelo Marrocos possam notar diferencas maiores do que senti aqui. Porque eu encontrei no Chile quase tudo que eu achei que nao teria: feijao preto, requeijao, queijo branco, doce de leite, cachaca 51, até suco de goiaba... Tirando a farinha de mandioca, nao sinto falta de muita coisa.

Como voces vao ver nas fotos abaixo, os produtos sao os mesmos que encontramos no Brasil, com uma pequena diferenca nos nomes. Coisa de marketing! Por exemplo, Leite Ninho aqui nao pode se chamar "Leite Niño", porque niño é menino, enquanto "ninho" no sentido de lugar onde passaros poem os ovinhos é "Nido". Para os outros, especialmente as marcas de sorvete, eu nao sei a explicacao :P







3 comentários:

Unknown disse...

Muito foda!!
O legal é q mesmo no frio eles tomam sorvete direto!!
Eu comi um desses savory tb hahaha

Pra quem tá no Brasil, tem uma marca chilena q começou a vender ha pouco tempo nas lojas americanas.
São os biscoitos e chocolates da marca Costa.
Mas aviso logo, tem uns bons, mas tem outros bem ruinzinhos haha!!
Os biscoitos q comi lá dessa marca são bons, mas ainda não encontrei aqui!!

Giselle de Almeida disse...

Ah, chiquitin é fofo!

Anônimo disse...

Putz, com certeza tenho de ir te visitar pra ver as igaualdades diferentes existentes nos dois países...
...ou não. rsrsrs Bjos na testa!
Fábio