domingo, 19 de outubro de 2008

Para Bailar

Tem algumas semanas que nao posto nada, mas comecei a trabalhar no esquema 9 as 18h e a vida ficou mais complicada. Mas para manter a sanidade no mundo moderno, precisamos de momentos de distracao, as vezes é preciso sair pra "bailar".

Ainda estou descobrindo os clubes e discotecas de Santiago. Mas juntando minha experiencia atual com o que observei aqui e na Argentina no ano passado, dá pra fazer um post com as diferencas de estilos que rola nas pistas de danca latinas (sim, porque embora esteja na America Latina, Brasil nao tem cultura iberoamericana!!!).

Embora voce encontre lugares que tocam funk carioca (bem, sucessos de 5 anos atrás, como "um tapinha nao dói), axé music (e aí sao musicas ainda mais velhas, tipo danca do vampiro, danca da manivela) e ate mesmo ilarie, da Xuxa, em geral o que se escuta além do pop-hip hop-dance americano, sao ritmos como reggaeton, cumbia, merengue, dancehall, e em algumas festas rola um tipo de rock/ska argentino e umas derivacoes de musica andina, que sao divertidas.

Abaixo, uns vídeos para exemplificar os estilos e algumas observacoes.

Cumbia:





Reggaeton:





Dancehall:



Merengue:



Música Argentina:





Música Andina:



1) O cara do Merengue, Juan Luis Guerra, é conhecido no Brasil pelo sucesso "Borbullas de amor", brilhantemente regravado pelo Fagner e hit total de karaoke de buteco. Mas no resto da America Latina, seus merengues sao mais conhecidos.

2) Dance Hall é meio que uma derivacao do Reggaeton, só que mais lento. O seu principal "expoente artístico" é o Sean Paul, que também se escuta aí no Brasil.

3) O Reggaeton ainda nao explodiu no Brasil, mas um dia pode acontecer. Ha uns anos, chegou a "gasolina", um clássico do genero... e agora um tal MC Papo misturou funk e reggaeton, o que resultou na *brilhante* Piriguete:



4) Dancar Merengue é muito bom!!! É mais facil que salsa. Nao significa que as músicas sejam boas, mas dancar é divertido.

5) A cumbia é de origem colombiana, mas faz bastante sucesso aqui e na argentina. É o tipo de música que voce nao precisa necessariamente dancar, é só ficar se mexendo na pista, com um copo na mao, e o dedinho pra cima (sabe as pessoas que nao sabem sambar, mas vao no samba? nesse estilo)

7) essa música andina é de um grupo chamado Illapu, e a versao original é mais lenta (no estilo daqueles grupos peruanos que tocam nas pracas do Rio de Janeiro). Mas a que toca em festas é uma versao mais dancante.

8) Meu gosto musical nao piorou porque mudei de país. Eu sei que a maioria das coisas citadas acima "es malo", é lixo musical, mas é o equivalente a música ruim que temos no Brasil, como funk, axé, forro elétrico etc, e nao deixa de ser um retrato cultural da sociedade...hehehe. Fico devendo um post sobre as bandas legais que existem por aqui. E já tenho meu ingresso para o REM e Kaiser Chiefs no dia 03 de novembro!!!

Um comentário:

pitanga disse...

rver musica de um pais eh mt bom, e infleizmente praticamente nao fiz isso aqui - problemas com o mp3 player que, se tudo der certo, logo vao ser resolvidos.
Mas quando ele estiver ok, vou querer pegar tudo de todos! :)
Ah, se joga no REM e nos Kaiser!